quarta-feira, 3 de junho de 2009

Gabriel chegou pra perturbar o Tiago!!! Parte 1

Sexta depois do churrasco o Tiago ja dormiu la em casa e no sabado de manha fomos levar a Laura no aeroporto e pegar o Gabriel que estava chegando da Finlandia para passar o final de semana com a gente.

Do aeroporto fomos direto pegar a balsa para a Ilha de Marstrand. A Ilha de Marstrand sempre foi considerada estrategica para a defesa da Suecia e apos um tratado de paz assinado em 1658 (segundo o qual Bohus - o forte do piquinique com a Laura - passou para o dominio sueco) o rei da Suecia decidiu construir um castelo na ilha.

Alem de servir para defesa, o castelo tambem foi usado como presidio em 1680 e a Suecia instituiu o trabalho forcado em Marstrand como pena para alguns crimes para ajudar na construcao do forte de defesa
Incrivel como o tempo mas algumas brincadeiras nao mudam.....

Bem, continuando, o castelo foi utilizado nas guerras mundiais e depois ficou desativado. Em 1993 o forte de Marstrand passou para administracao civil e atualmente eh muito visitado por turistas e utilizado para shows, eventos, festivais, conferencias e festas.

Algumas partes do castelo foram restauradas mas tem um tunel secreto que ainda esta original (pelo menos eh o que parece)
Beijos em todos
Carol

7 comentários:

  1. Queridos
    Adorei ver as fotos e saber das novidades.
    Eu estou muito feliz por saber que vocês também estão felizes. Aproveitem bastante todos esses momentos para curtir a casa nova e os novos amigos. muitos beijos e muitas saudades. mamy

    ResponderExcluir
  2. Carol, não lembro de ter tido essa aula no colégio...rs
    Mas muito bacana ver q vc está conhece a história do lugar em q está morando...
    Aqui no RJ são poucos os q conhecem a história da cidade. Acho q dá pra contar nos dedos... Na faculdade eu cheguei a cursar (pasme!!!) uma disciplina chamada "Geografia da cidade do RJ", q ensinava não só sobre a geografia, mas tb sobre a história do Rio. A aula era bem bacana e me lembrava de qd vc tentava me ensinar história para as provas do CPII...rs

    Bjsss!!!

    ResponderExcluir
  3. A pergunta q não quer calar: Nicolli, vc aprendeu sobre a geografia e a história do Rio de Janeiro???

    Ah, eu tb já me dediquei muito a conhecer a história da cidade onde estou morando...por isso, vivo fazendo compra na Times Square, algo muito peculiar da cultura novaiorquina...hehehehe

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A Liberdade Iluminando o Mundo, mais conhecida como Estátua da Liberdade, está na entrada do porto de Nova Iorque desde 28 de outubro de 1886, sendo reconhecida em todo o mundo como um símbolo dos Estados Unidos. Comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que supostamente usou sua mãe como modelo. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel (mesmo projetista da Torre Eiffel).

    Foi um presente dado por Napoleão III, como prémio aos Estados Unidos após uma batalha vencida contra a Inglaterra.

    O historiador francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a idéia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos para que, em 1875, a equipe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi começasse a trabalhar na estátua colossal.

    O projeto sofreu várias demoras porque naquela época não era politicamente conveniente que, na França imperial, se comemorassem as virtudes da ascendente república norte-americana. Não obstante, com a queda do Imperador Napoleão III, em 1871, revitalizou-se a idéia dum presente aos Estados Unidos. Em julho daquele ano, Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua - uma ilhota na baía de Nova Iorque, posteriormente chamada Ilha da Liberdade (batizada oficialmente como ilha Liberty em 1956).

    Cheio de entusiasmo, Bartholdi levou avante seus planos para uma imponente estátua. Tornou-se patente que ele incorporara símbolos da Maçonaria em seu projeto - a tocha, o livro em sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, como também a tão evidente inspiração ligada à deusa Sophia, que compõem o monumento como um todo. Isto, talvez, não era uma grande surpresa, visto ele ser maçom[1]. Segundo os iluministas, por meio desta foi dado "sabedoria" nos ideais da Revolução Francesa. O presente monumental foi, portanto, uma lembrança do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses em sua revolução, em 1789.


    Cromolitógrafo da Currier & Ives publicado um ano antes da estátua ser erguida. Manhattan e a Ponte do Brooklyn são vistas em segundo plano.Funcionou como farol de 1886 a 1902, sendo o primeiro farol a ter utilizado energia elétrica. O ato de sabotagem dos alemães na Primeira Guerra Mundial, conhecido como a explosão Black Tom, causou um prejuízo de US$ 100.000, danificando a saia e a tocha. Desde então não é mais permitida a visitação da tocha.

    Um primeiro modelo da estátua, em escala menor, foi construído em 1870. Esta primeira estátua está agora no Jardin du Luxembourg em Paris. Um segundo modelo, também em escala menor, encontra-se no nordeste do Brasil, em Maceió. Esse modelo, feito pelo mesmo escultor e pela mesma fundição da estátua original, está em frente à primeira prefeitura da cidade, construída em 1869, onde hoje é o Museu da Imagem e Som de Alagoas.[carece de fontes?]

    A estátua sofreu uma grande reforma em comeração do seu centenário. A estátua foi reinaugurada em 3 de julho de 1986, ao custo de 69,8 milhões de dólares. Foi feita uma limpeza geral na estátua e sua coroa, corroída pelo tempo, foi substituida. A coroa original está exposta no saguão. Na festa da restauração, foi feita a maior queima de fogos de artifício já vista nos Estados Unidos até então.

    Viu como sei tudo da história do local onde eu moro? Aprendo isto nas mesmas aulas q aprendi a extrair o cérebro, fígado, baço, rins e pulmões, pra analisar as infecções disseminadas...foi recompensante!

    ResponderExcluir
  5. Notem que a Lívia utiliza mto bem o google...
    Livinha, o q eu aprendi nessa disciplina, com certeza já esqueci... hahaha
    bjss!!

    ResponderExcluir
  6. Hahahahahaha...eu sou craque com o google, rapá...encontro informações muito relevantes lá...outras nem tanto, como esta parte mais cultural...hehehehe

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. as rosas estão lindas. vocês dois estão muito bonitos. acho que isso é felicidade. beijos mamy

    ResponderExcluir