domingo, 14 de março de 2010
Visita ao ÖstraSjukhuset
Olá family!
Desculpem a demora na atualização do blog - essa semana foi bem corrida.
Na 3a feira fomos à maternidade. Gotemburgo tem 2 hospitais: östra sjukhuset e Malmö. O Östra é o hospital principal e fica bem pertinho da nossa casa. Em Malmö tem uma maternidade pequena.
O parto aqui funciona da seguinte maneira: as consultas com a enfermeira e informacoes pessoais sao colocadas à disposicao de ambos os hospitais. Quando a gestante comeca a sentir sintomas do parto ela deve ligar para a maternidade que deseja ir.
Durante as primeiras horas a gestante fica em casa e o pai do bebe (muito participativo em todo o processo) passa as informacoes para a enfermeira. De acordo com essas informacoes (tipo de quanto em quanto tempo estao ocorrendo as contracoes, se a bolsa estourou ou nao, etc etc) a enfermeira informa quando a gestante deve ir para o hospital e para qual hospital ela deve ir.
É claro que vc pode pedir para ir para o hospital mais próximo à sua residencia, mas vai depender de vaga. Como o hospital mais próximo da nossa casa é o maior provavelmente seremos encaminhados para lá.
Bem, continuando. Com a autorizacao da enfermeira podemos ir para o hospital e eles estarão esperando. É galera - ESSA HISTÓRIA DE COMECAR A TRABALHO E PARTO E IR PARA O HOSPITAL NAO EXISTE POR AQUI. AS PRIMEIRAS HORAS VC FICA EM CASA!!!!
Quando a enfermeira disse isso o Jorge ficou branco e eu quse infartei. Percebi que os obstetras brasileiros são verdadeiras babás e psicologos!!! Ai que saudade do Dr. Malfitano...E a verdade é que para quem tem plano de saúde, o sistema de saúde do Brasil é incomparável....
Continuando. Finalmente chegamos ao hospital. Chegando no hospital iremos para a sala de parto onde o pai do bebe pode ficar tambem porque o quarto é individual (UFA!!!). A anestesia daqui na verdade é o gás do riso (exatamente - gás do riso) que eles colocam junto com o oxigenio. Na verdade o gás do riso nao retira a dor mas so deixa a gestante mais relaxada. A Peridural, verdadeira anestesia, depende da enfermeira achar que vc precisa ou vc pedir.
Apos o nascimento do bebe, o casal E O BEBE ficam cerca de 3 horas nesse quarto e depois podem ir para o quarto de pós parto. Aqui nao existe bercario. Vou repetir: nao existe bercario. Os bebes que nasceram bem ficam no quarto com a mae. Fora isso ou vao para a encubadora ou para a emergencia neo natal.
O tempo recomendado para ficar no hospital é de 48 horas após o parto para os pais de 1a viagem e 6 horas para quem já é experiente no assunto. Nesse tempo as enfermeiras ensinam os pais a dar banho, cuidar do umbigo, amamentar, trocar fraldas, etc etc etc.
Seguem mais algumas curiosidades sobre o hospital. O pai deve levar sua propria comida. Imagino que agora o Bruno esteja as gargalhadas. Levar a sua propria comida é muito comum por aqui. O hospital tem uma lanchonete que fecha às 18hs. Sala de espera nao também nao existe e nao é permitida visita no quarto. Os encontros e visitas sao, acredite de quiser, na lanchonete (até as 18hs). COITADA DA MAMY....
Diferencas e eaquisitices a parte, o sistema de saude para parto aqui parece bem razoável. Eles entendem que parto é uma coisa natural e que a gestante fica mais confortavel em casa do que no hospital para o parto normal. É claro que em casos especiais sao feitas cirurgias. A parte de emergencia é no andar de cima do andar onde ocorrem os partos. Apesar de quem ficar perto da gestante ser a enfermeira, qualquer coisa fora do normal o médico é chamado e ele toma as decisoes.
O pai participa em todo o processo. Ele que fala diretamente com a enfermeira sobre o inicio do trabalho de parto e segue as instrucoes sobre o que fazer até a hora de ir ao hospital. Além de ser permitido que ele fique o tempo todo com a mae, é para o pai que as enfermeiras ensinam os primeiros cuidados porque a mae deve tentar descansar. Como o bebe fica o tempo todo com os pais após o parto, os pais nao tem tempo para descansar. Por isso, quando voltarmos para casa a vovó Dayse estará aqui para salvar os pais de 1a viagem e exautos!
O hospital tem uma entrada especial só para o parto e serve também para emergencia. Basta ligar a avisando que as enfermeiras aguardam a sua chegada. O hospital tem uma boa estrutura para a mae e o bebe. O pai, se levar comida, ficará bem. Mas para visitantes realmente o hospital deixa muito a desejar. É estranho, mas deem um desconto, estamos na Suécia!
Bem galera, respeirem fundo que daqui a poucos meses o Eduardo estará aqui com a gente e vai ser bem legal contar pra ele as experiencias diferentes que passamos no parto aqui na Suécia.
Beijos em todos
Carol
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário